Um poderoso algoritmo de sugestão

Por conhecer nossos hábitos de consumo para séries e filmes, a Netflix nos oferece um conteúdo cada vez mais adaptado aos nossos gostos; nesse ponto, parece bastante atraente. No entanto, à medida que o aprendizado de máquina analisa todos os seus movimentos, é criado um algoritmo que prejudica a diversidade da oferta.

O sistema é baseado na rede net em recomendação e não em escolha. De fato, somos mais frequentemente levados a passear na página inicial do que nas páginas de categoria ou na barra de pesquisa. Através do seu uso, a Netflix conhece seus usuários e oferece filmes ou séries próximas às suas escolhas iniciais. Assim, as escolhas não são mais ditadas por um desejo, mas por um cálculo que reforça o que o usuário já gosta, sem descobrir outros conteúdos.

Também é questionável se o algoritmo ainda é muito relevante e fiel às escolhas do usuário. A Netflix poderia se conceder o direito de também promover o conteúdo que produz para o benefício de outras pessoas, apenas porque deseja aumentá-lo.

Pressão social

Compartilhamento de conta entre amigos

Quem nunca emprestou uma conta Netflix? Algumas fórmulas oferecem a conexão de vários dispositivos simultaneamente e isso permite reduzir os hits de muitos, criando um perfil na conta de um amigo.

net, net curitiba, net em curitiba, net tv, internet em curitiba

Exceto que talvez não saibamos, mas ao fazer login na conta de seu amigo e visualizar algum conteúdo, você influenciará o conteúdo futuro que será associado à conta de seu amigo. Tudo isso é capaz de fazer a série falar sobre isso entre vocês, em sua próxima reunião ou nas redes sociais.

De fato, se em um grupo de 4 amigos, você é o único que não assistiu à série sobre a qual os outros 3 conversam, certamente, na próxima vez que a plataforma sugerir, deixe-se tentar por ela. Isso leva a alguma pressão social, pois será necessário recuperar o atraso e manter-se conectado para não se estragar.

O nome do Netflix associado à sua vida diária

O gigante americano entendeu isso muito bem, tentando ser onipresente em nossas vidas diárias. Eles estão multiplicando as operações de publicidade em seu conteúdo original com muitas das principais marcas, como Stranger Things, que fez parceria com a Coca-Cola, Burger King e H&M. Portanto, você pode beber Netflix, comer Netflix e vestir a Netflix.

Sem mencionar a presença bem gerenciada nas redes sociais e o botão Netflix no controle remoto para uma velocidade ainda maior. Olhando para uma série, você não sente que está adquirindo, mas não perde algo, como se fosse uma espécie de norma.

Controle sobre o conteúdo

Categorias ocultas

O catálogo da Netflix é gigantesco e crescente, mas o número de categorias permanece o mesmo, pois o serviço oferece apenas 15 categorias em todos os seus filmes.

Como esses códigos não estão listados e disponíveis apenas em blogs, podemos nos perguntar sobre o desejo da Netflix de descobrir conteúdo diferente com um público mais limitado.

Miniaturas adaptadas

Quando a Netflix deseja que você assista conteúdo e você tem uma net curitiba de qualidade, certamente o fará, adaptando a apresentação do conteúdo a cada usuário para melhor atraí-lo, quando no final o conteúdo for o mesmo.

Se você acabou de assistir a uma série adolescente, a vinheta de Stranger Things destacará os três personagens principais porque eles são jovens; se você estiver assistindo filmes de terror, será oferecida uma vinheta mais assustadora ou sangrenta.

A mesma estratégia se aplica aos reboques. Para House of Cards, os fãs de Kevin Spacey receberam vídeos com ele como personagem principal, enquanto as mulheres que viram Thelma e Louise foram tratadas com vídeos focados nas personagens femininas da série. Assinantes identificados como cinéfilos puderam assistir a sequências com o “toque” do diretor David Fincher.

net, net curitiba, net em curitiba, net tv, internet em curitiba

Pior ainda, como os assinantes afro-americanos e os da net em curitiba reclamaram que foram enganados pelas fotos de chamadas em 2018. Eles assistiram filmes ou séries em que a Netflix destacava atores negros, enquanto desempenhavam papéis muito menores.

Mas parece funcionar muito bem porque um em cada sete espectadores do Black Mirror nunca havia experimentado ficção científica, assim como um em cada cinco fãs de Stranger Things nunca assistiu a um filme ou série de terror na Netflix antes.

A busca por uma série perfeita

Por uma questão de analisar nosso comportamento, quando paramos em um episódio? Por que não assistimos ao final de um programa? Por que estamos olhando algumas passagens novamente? A gigante americana está tentando estabelecer uma receita para a série perfeita. Eles estão criando cada vez mais conteúdo “Netflix original” para se destacar da concorrência e criar lealdade ao assinante que também usa net tv.

Às vezes, às custas da criação, às vezes é revelado por Cary Fukunaga, diretor da série Maniac, que disse que, nas filmagens da Netflix, ele se permitiu fazer comentários com base em suas estatísticas para influenciar o progresso de certas cenas, e evite perder potenciais futuros espectadores.

net, net curitiba, net em curitiba, net tv, internet em curitiba

Controle dos assinantes?

Seria um pouco fácil resumir tudo isso como negativo, então, em primeiro lugar, a Netflix agradece por nos permitir ficar sem o DVD player e assistir a um monte de conteúdo como queremos. Como a plataforma americana é livre para oferecer o que ela quer aos seus 140 milhões de assinantes, também me pergunto como a empresa padroniza nossas escolhas e gostos ao nos influenciar.

Desejando agradar muita gente, a Netflix não tornará o conteúdo muito suave e previsível? O que anima os debates em torno da série são as opiniões claras, os gostos de todos, as histórias e o que podemos descobrir com os amigos. Ao tentar promover o mesmo conteúdo para todos da internet em curitiba, a plataforma tende a tornar a série em que todos assistem o mesmo, padronizar nossos gostos e, de maneira geral, o mercado, impondo novas regras para a criação de conteúdo.

Mesmo que possamos dizer que a Netflix aumenta a conscientização, oferecendo também conteúdo documentário comprometido e denunciantes como The True Coast, Save Capitalism ou mais recentemente The Great Hack, pode ser que eles tenham algo a ganhar. Por exemplo, para tornar nossa capacidade de indignação funcionar, criar o debate nas redes sociais e indiretamente mediar e tornar esse conteúdo viral.

A plataforma faz parecer manter nosso pensamento crítico e ser ferozmente oposta ao sistema. Mas não é um pouco estranho apoiar aqueles que lutam contra o capitalismo e o consumismo quando você se chama Netflix? Mesmo que não vejamos o mal em todos os lugares, às vezes é difícil separar a ética da estratégia de negócios.